×
Food Market Trends: Flexitarian Diet and Sustainable Plant-Based Foods banner image
Back to previous

Flexitarian consumers are changing the way we formulate sustainable foods

Univar Solutions Food Ingredients

Health-conscious consumers are choosing plant-based foods more often. Discover how this semi-vegetarian diet is changing the way we eat and formulate sustainable food products.

What is Flexitarianism?

Sustentar nosso planeta para o futuro alimenta novas tendências e motivações, um novo estilo de vida está surgindo rapidamente para descrever como devemos considerar a alimentação no futuro. O conceito flexitariano e a forma de preparar as refeições pode afetar o desejo dos consumidores por uma alimentação mais saudável e sustentável? Vamos nos aprofundar para entender quais ingredientes alimentares são essenciais para a formulação de alimentos e bebidas à base de vegetais.

Catering To Consumer Trends Toward Healthier, More Sustainable Foods and Ingredients

As restrições alimentares não são a única razão pela qual os consumidores procuram por alternativas à produtos de origem animal.De acordo com a Mintel, há vários fatores que impulsionam o crescimento da alimentação baseada em vegetais nos últimos anos¹. Dentre eles o principal é a saúde e bem-estar, seguidos por preocupações ambientais, que juntos contribuem para o aumento do consumo de análogos cárneos nos últimos anos.

Para a frente. O crescente interesse pela alimentação baseada em vegetais está se expandindo globalmente, impulsionando a demanda por novos formatos de alimentos, proteínas vegetais e alternativas mais sofisticadas que correspondam às preocupações dos consumidores sobre saúde, variedade de dieta, sustentabilidade e sabor.

Melhor para mim, melhor para o planeta. A maneira como produzimos, transportamos e consumimos alimentos desempenha um papel significativo no enfrentamento da crise climática.As preocupações com a saúde, mudanças climáticas e a capacidade dos sistemas de produção para acompanhar uma população projetada para chegar a 8,5 bilhões em 2030 trazem a necessidade de proteínas alternativas.

A produção de alimentos contribui com 21% a 37% das emissões globais de gases de efeito estufa e é um fator considerável na degradação dos lençóis freáticos, no desmatamento e na perda de biodiversidade2. Além disso, a pecuária usa um terço das terras agrícolas do mundo, enquanto contribui com 15% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Em sintonia com meu sistema imunológico. Como resultado da pandemia, os consumidores continuam priorizando a saúde imunológica, com ingredientes que aumentam a imunidade. O interesse e a pesquisa pelo microbiota para a saúde digestiva e a busca por nutrição personalizada também estão acelerados.

A Organização das Nações Unidas representa outro motivador importante para a iniciativa flexitariana, considerando as mudanças na dieta como um passo necessário para alcançar o objetivo de desenvolvimento sustentável nº 8: trabalho digno e crescimento econômico.

Flexitarian lifestyle photo showing family preparing plant-based meal


What is a flexitarian lifestyle?

A semi-vegetarian diet, also called a flexitarian diet, is one that centers around plant-based foods with the occasional inclusion of meat.

Reports from the Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) and the EAT-Lancet Commission on Food, Planet, Health recommend that those who consume large amounts of meat consider adopting a flexitarian diet to support a more sustainable food system. This diet is largely composed of fruit and vegetables, substrates and unsaturated oils. It includes high-quality meat, dairy and sugar, but in quantities far lower than are currently consumed in wealthier societies.

How are consumers making the shift? Many flexitarians consider practicing a vegetarian lifestyle by day and allowing themselves small portions of meat and dairy in the evening. Going meat-free on Mondays, embracing delicious international cuisines that tend to be more plant-powered, like the Mediterranean diet, or trying alternative plant protein options such as plant-based milk or plant-based meat, are rising trends in the shift toward a semi-vegetarian diet.


How are flexitarians shaping the market?

Os alimentos à base de plantas estão crescendo rapidamente em todo o mundo, impulsionados principalmente pelo aumento dos flexitarianos. Uma em cada cinco pessoas se encaixa na definição de flexitarianos, com base em estudos que mostram que as pessoas que compram carne vegetal também compram carne normal. Curiosamente, quase metade dos compradores de carne alternativa não tem familiares que evitam carne convencional, enquanto apenas 30% têm um vegetariano ou vegano em suas casas³.

Vários mercados estão aumentando a demanda por substitutos da carne para encorajar os consumidores curiosos a experimentar alternativas de carnes sem ter que mudar drasticamente seus hábitos alimentares ou eliminar completamente o alimento de suas dietas. Embora o número de veganos e vegetarianos esteja aumentando, eles são insignificantes em comparação com o grande grupo de consumidores flexitarianos que agora representam 42% do mercado. Em comparação, veganos e vegetarianos representam, respectivamente, 4% e 6% dos consumidores em todo o mundo.

In addition, through their quest for foods and ingredients that support personal health, consumers are increasingly interested in supply chain transparency.

"Transparency throughout the supply chain will dominate, with consumers searching for brands that can build trust, provide authentic and credible products and create shopper confidence in the current and post-COVID climate," says Lu Ann Williams, Global Insights Director at Innova Market Insights, in a press release outlining the top 10 food and beverage trends to accelerate innovation in 2021.


Growth and value of plant-based foods market

Plant-forward recipes are increasingly showing up in kitchens across the country and are powering our food economy. The plant-based food market is expected to grow at a compound annual growth rate of 11.9% between 2020 and 2027 to reach $74.2 billion by 20274.

O mercado de alimentos à base de plantas dos EUA teve um aumento nas vendas de 27% no ano de 2020, representando cerca de US$ 7 bilhões. Comparado com 2019, a taxa de crescimento mais que dobrou, de acordo com a Plant Based Foods Association (PBFA) e The Good Food Institute (GFI). Dentre as maiores categorias de plant based, a carne à base de vegetais teve o maior crescimento, uma alta de 45% em relação a 2019. PBFA e GFI observaram que o aumento das vendas de carnes análogas dobrou comparado com as vendas da carne convencional e agora representa 2,7% de todas as vendas de carne embalada no varejo.

The abundance of meat-alternative products, such as those offered by the top brands in the food market, is fueling the shift to semi-vegetarian lifestyles. With these products closely resembling meat in appearance and texture, the success they are enjoying is no surprise; by targeting flexitarians as well as vegans or vegetarians, their market reach is doubled.


Two Food/Beverage Categories Now Account For More Than $1 Billion in Sales:

 

1- Meat substitutes

A presença de análogos cárneos nos lares americamos foi de 18% em 2020 enquanto esse número era de 14% em 2019. Desse crescimento, 63% já eram consumidores frequentes deste tipo de produto. Outro fator catalizador do aumento das vendas foi o posicionamento das carnes vegetais refrigeradas próximas as carnes de fonte animais, elevando em 75% as vendas segundo PBFA e GFI. Além disso, as vendas de carne vegetal refrigerada cresceram duas vezes mais rápido do que as vendas de carne vegetal congelada, que aumentaram 30% em 2020, 10 vezes mais rápido do que em 2019.

2- Plant-based milk

Leite vegetal, a maior categoria de alimentos à base de plantas, registrou um ganho de vendas de 20% em 2020, contra 5% em 2019, e dobrou a taxa de crescimento em relação ao leite de vaca, relataram PBFA e GFI. 39% das famílias Norte Americanas compram leite vegetal.

O leite de amêndoas representa cerca de dois terços das vendas em dólares do leite vegetal, seguido pelo leite de aveia, que triplicou suas vendas em 2020 e aumentou 25 vezes desde 2018. Em termos de participação total entre as categorias de laticínios, incluindo ofertas convencionais, o leite vegetal agora representa 15% do segmento de leite, a manteiga de base vegetal 7% do segmento de manteiga e o creme à base de vegetais, 6% do segmento de cremes. Em lojas de alimentos naturais, o leite de origem vegetal detém 45% das vendas.


Innovating for a plant-based world

No geral, as proteínas vegetais são melhores para nós e melhores para o planeta. Muitas são mais ricas em fibras, vitaminas e minerais que ajudam na nossa saúde e bem-estar. Também sabemos que muitas proteínas vegetais usam menos água e produzem muito menos emissões de carbono do que as proteínas animais. Inovar no segmento vegetal é a chave para um sistema alimentar mais sustentável, nutritivo e eficiente e agora é essencial para se manter competitivo no mercado.

Com um terço dos consumidores optando por reduzir ativamente o consumo de carne, o mercado baseado em vegetais não é mais um nicho; os consumidores estão famintos por alternativas à produtos de origem animal. As marcas devem agora assumir que todos são compradores potenciais de produtos a base de plantas e desenvolver substitutos para permanecerem relevantes neste espaço.

Foodology by Univar Solutions é o parceiro ideal para ajudá-lo a trazer produtos inovadores ao mercado que atendam às crescentes demandas dos consumidores por uma alternativa melhor. Com um suporte único para ingredientes de qualidade, apoiaremos sua marca em várias aplicações finais, com ingredientes e soluções técnicas sob medida para o seu negócio.

Start innovating with us today and begin your brand's journey to flex forward a better lifestyle and planet.

 

Request technical consultation

Yes
No
Yes
NOTE: If you do not receive the confirmation message within a few minutes of submitting this form then please check your Spam or Bulk E-Mail folder.